segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O que é o Relatório do Caos ?

Relatório do Caos

Segue o resumo do artigo em anexo, chamado Relatório do Caos (Chaos Report) do Standish Group. Recomendo a leitura deste artigo na integra, é muito bom.
Chaos Report
Projetos são muito menos suscetíveis à atrasos na entrega, custo final acima do estimado e falhas nas funcionalidades inicialmente requisitadas (ou mesmo inexistência de tais funcionalidades) quando possuem especificações bem detalhadas.
Quanto mais as especificações do projeto forem imunes às mudanças e o contratante tiver menos flexibilidade em alterá-las, haverão menos falhas no desenvolvimento de um projeto.
Para que não continuem se repetindo, as falhas nos projetos de software devem ser investigadas, estudadas, suas causas devem ser reportadas e compartilhadas.
Uma pesquisa realizada pelo Standish Group mostra que 31,1% dos projetos de TI serão cancelados sem nunca terem sido concluídos. A pesquisa também mostra que 52,7% dos projetos custarão 189% de sua estimativa original. Apenas 16,2% dos softwares são entregues dentro do prazo e orçamento previsto.
Os resultados se baseiam em conclusões do Standish Group geradas através de pesquisas e entrevistas pessoais. Os entrevistados são gerentes executivos de TI de diversas empresas de diferentes tipos de segmento de mercado. Os projetos foram classificados em 3 tipos de resolução:
  • Projeto com sucesso: Projeto completado no prazo e orçamento previstos, com todas as funcionalidades inicialmente especificadas.
  • Projeto desafiado: O projeto é completado e operacional porém acima do orçamento, acima da estimativa de prazo e oferece menos funcionalidades que as originalmente especificadas.
  • Projeto prejudicado: O projeto é cancelado em algum ponto do clico de desenvolvimento.
Os valores das falhas foram igualmente desanimadores em empresas de todos os tamanhos. Apenas 9% dos projetos em grandes empresas foram bem sucedidos. Em 16,2% e 28%, respectivamente, médias e pequenas empresas foram um pouco mais bem-sucedidos. Um gritante 61,5% de todos os projetos de grandes empresas foram desafiados em comparação com 46,7% para as empresas médias e 50,4% para pequenas empresas. A maioria dos projetos, 37,1%, foram prejudicados e, posteriormente cancelados em empresas de médio, comparado a 29,5% nas grandes empresas e 21,6% em pequenas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário