Sejam Bem-Vindos, amigos.! ♥ Aqui você ira encontrar várias perguntas desde ás mais básicas e inacreditáveis ás mais profundas e complexas, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na internet, sendo assim, compreenda que o Blog tem uma função ampla e busca atender a todas as pessoas. Equipe IGeeks
sábado, 19 de janeiro de 2013
Como ser um bom programador ?
Resposta curta: quanto mais você sabe o que está acontecendo quando você chama uma função (qualquer uma), melhor programador você é.
Resposta longa: Quando eu tinha 15 anos, eu fui pescar (fui obrigado, odeio pescar) com um tio, e por um motivo qualquer, veio à tona o assunto "hacker". Naquele tempo, eu achava que hacker era uma pessoa que invadia sistemas. Até que ele me disse que "hacker é a pessoa que sabe realmente o que acontece quando você aperta um botão no teclado".
(Eu espero que você saiba o que é um hacker. Um garoto idiota que usa programinhas prontos para invadir o computador dos outros não passa de um garoto idiota. A definição de hacker, em tradução livre, é "uma pessoa que gosta de explorar os detalhes de sistemas programáveis e testar suas potencialidades, ao contrário da maioria dos usuários, que preferem aprender somente o mínimo necessário". Se você quer saber o que é um hacker, leia o Jargon)
Um hacker e um bom programador são quase a mesma coisa, e apertar um botão no teclado envolve vários chamados de função. Um usuário sabe que quando ele pressiona a tecla "A", aparece a letra "A" na tela. Um bom programador vai além, e sabe que resumidamente, ao pressionar a tecla "A", o teclado vai disparar um sinal elétrico que quando chegar no computador, vai disparar uma interrupção de processador, que será tratada por um driver que colocará isso em uma fila, que será lida pelos programas. Nem sempre você precisará saber todos os detalhes. O fato é que o bom programador teve curiosidade suficiente para descobrir como isso funciona.
Um programador mediano sabe que quando você chama a função MessageBox (ou MsgBox ou MessageBox.Show) aparece uma janela com uma mensagem na tela. Um bom programador sabe que isso faz uma chamada para GDI, que depois vai para kernel mode (muda para Ring0), que chama o driver de vídeo que chama o monitor. Quanto mais detalhes você sabe sobre todos esses passos, melhor para você. Você pode ser um bom programador sem saber os detalhes de tudo, mesmo porque, isso é impossível. O que importa é ir além de um usuário ou programador mediano, é ter a curiosidade de saber como as coisas funcionam. Mesmo que você ache desnecessário saber como funciona o gerenciamento de filas do driver de teclado, isso pode ajudar um dia. Informação nunca é demais.
Conhecer bem um computador e seu funcionamento é uma das coisas que define um bom programador. Poder de abstração, capacidade para resolução de problemas e raciocínio lógico são outras qualidades que leva alguém a ser um bom programador. Mas a qualidade essencial é a curiosidade. Um bom programador quer saber tudo que acontece, mesmo que aparentemente ele não precise. Um programador mediano se satisfaz somente com um resultado esperado.
Qualidades ou esforços necessários
Vou enumerar aqui algumas qualidades em um programador que podem ser a chave para o sucesso. Como sucesso, eu defino a satisfação em fazer o que gosta e fazer bem. Se você trabalha com Cobol e é o mestre nisso, mas gostaria mesmo é de estar fazendo um sistema operacional para Nintendo 8 bits, talvez você não tenha sucesso (apesar do que a sua conta bancária diz).
Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1153/como-ser-um-bom-programador.aspx#ixzz2ISRGmpoH
Fonte:http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1153/como-ser-um-bom-programador.aspx
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário